quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Brasil continua a ser reconhecido no cenário internacional com a TV Digital mais avançada do mundo


Após se destacar em âmbito internacional, com a Norma Ginga NCL-LUA (ITU-T H.761), que passou a ser recomendada pela União Internacional de Telecomunicações –UIT (órgão de padronização e regulamentação em telecomunicações ligado a ONU), como padrão para toda e qualquer comunicação digital sobre IP, o Brasil agora avança em mais uma etapa de seu reconhecimento como provedor da melhor tecnologia de TV Digital. Desta vez, no que diz respeito às normas de radiodifusão. Mais uma conquista do esforço que vem sendo feito pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre - Fórum SBTVD, para a internacionalização do sistema nipo-brasileiro.

Na primeira semana de maio, o Grupo de Estudos 6 - Radiodifusão, do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R) aprovou mudanças em suas recomendações que transformam as normas brasileiras de radiodifusão digital em referências mundiais. Dessa forma, as normas produzidas pelo Fórum SBTVD e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre TV Digital terão para a UIT o mesmo status das normas editadas por órgãos como o Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI).

As propostas apresentadas pelo Brasil e Japão incluem as modificações brasileiras ao sistema de televisão digital japonês (ISDB-T) nas recomendações. Na “Recomendação UIT-R BT.1699” passarão a ser encontrados aspectos técnicos do Ginga-NCL - que compõem o padrão de middleware adotado no Brasil. Enquanto na “Recomendação UIT-R BT.1306” estarão as inovações ao sistema ISDB-T, contidos nas normas brasileiras.

O processo deve ser finalizado até o final ano, com a publicação das normas da ABNT no portal da UIT, após a tradução dos textos nas línguas oficiais do órgão (inglês, árabe, chinês, espanhol, francês e russo) e a aprovação das mudanças por todos os países membros.

Resultado esperado - Na avaliação de Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD, o grande destaque da tecnologia nacional é uma conseqüência do grande empenho do Brasil. “Nosso país não escolheu o padrão às vésperas da implantação do sistema. Foram 16 anos de intensa dedicação dos melhores profissionais da indústria da televisão, sempre norteados pelos mais rigorosos critérios de qualidade e inovação”, observa.

E acrescenta: “Ser reconhecido como provedor dessa tecnologia é um marco na história econômica do País. Além de tornar a indústria local mais competitiva, esse é um fator fundamental para atrair investimentos. Outros países não conseguirão tão cedo produzir tecnologia com alta definição, interatividade e mobilidade, com um sistema de TV grátis, livre e aberto.”.

Pioneirismo em detalhes - O ineditismo também tem sido outro mérito nacional. Usualmente, a criação de normas técnicas, fundamentais para viabilizar a produção da indústria, parte de órgãos internacionais e, após a recomendação dos mesmos, são replicados para entidades locais.

Entretanto, o modelo de discussão implantado no Brasil, que resultou na criação do Fórum SBTVD, que congrega representantes de todos os segmentos da indústria da TV, além da Academia e do Governo, permitiu o caminho inverso. A adoção de um modelo de trabalho conjunto - e sem precedentes - foi capaz de produzir as normas, inicialmente reconhecidas pela ABNT e, graças a sua qualidade técnica, chegar a um órgão internacional, com grande destaque.

De acordo com a Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do Módulo Técnico do Fórum SBTVD a continuidade dessa iniciativa já está prevista. “O Módulo Técnico está direcionando seus esforços para a harmonização também da parte imperativa do middleware Ginga”, anuncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário